05 julho 2010

SOBRE ILHAS E PONTES





A mostra Sobre Ilhas e Pontes reúne 20 trabalhos significativos de arte contemporânea, um de cada artista, entre eles nomes já consagrados nas artes visuais e outros mais jovens. O objetivo é representar os temas de ilha, isolamento, incomunicabilidade, utopia e narrativas visuais. As obras incluem fotos, pinturas, vídeos e objetos.

"Os trabalhos selecionados são bem representativos, ligados às ilhas propriamente ditas. Com mar, areia e céu azul. A ideia de ilha é construída artisticamente de maneira bem livre. Ela é a ilha utópica vislumbrada ao longe, o impossível, a fábula. Em outro núcleo, a exposição possui um recorte quase que político, mais subjetivo, em que a ilha seria a situação de vida das pessoas. No terceiro núcleo, ela é ligada ao sentido do afeto. No quarto, trata-se da ilha da religiosidade", explica Marcelo Campos, doutor em Artes Visuais e curador da exposição coletiva.

A mostra visa também a refletir sobre a pluralidade de formas culturais, as etnias, a cultura popular e a identidade brasileira, todas sempre revisadas pela arte contemporânea. A exposição conta com o apoio da Revista de arte Concinnitas, do Instituto de Artes da UERJ, que fará o lançamento do número 16 em sua abertura.

Artistas: Alexandre Vogler, Bárbara Wagner, Brígida Baltar, Cao Guimarães, Carolina Ponte, Clarissa Campello, Daniel Lannes, Danielle Fonseca, Efrain Almeida, Fernando José Pereira, Flávia Metzler, João Castilho, Laura Lima, Luís Andrade, Luiz de Abreu, Pedro Varela, Rodrigo Torres, Rubens Pileggi, Rute Rosas e Waléria Américo.

Curadoria: Marcelo Campos.
Curadoria adjunta: Larissa Carvalho, Leidiane Carvalho, Mariana Gomes Paulse, Priscilla Duarte.


Sobre Ilhas e Pontes
Local: Galeria Cândido Portinari / UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114

Abertura: 7 de julho de 2010, quarta-feira, a partir das 19h
Visitação: até 27 de agosto de 2010
Horários: segunda a sexta, das 9h às 20h

ENTRADA FRANCA


Texto da Assessoria de Imprensa da UERJ