12 outubro 2010

EXPOSIÇÃO





De 21 de outubro a 19 de dezembro, piratas invadem a sede do Itaú Cultural, em São Paulo. O território a ser explorado é a fotografia contemporânea; o tesouro são as obras que apontam novas direções nesse contexto. O evento Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros, que ocorre como parte integrante do 2 Fórum de Fotografia Latino-Americana, reúne 22 artistas de seis países - Brasil, Argentina, Colômbia, Cuba, Peru e Venezuela - para discutir o uso de novas e velhas tecnologias, além de pôr em questão o modo como entendemos o espaço.
A exposição, que tem curadoria de Eduardo Brandão e cocuradoria da Cia de Foto, está distribuída entre três andares do instituto. No primeiro mezanino (1M), encontramos os Mapas. Segundo o curador, parte da facilidade com que hoje programas como o Google Earth nos permitem explorar o espaço. "Cabe ao artista traduzir esses novos territórios em mapas poéticos", diz ele. Ao lado disso, o mapa como um resultado da percepção artística sobre condições sociais, econômicas e políticas de um local.
No segundo subsolo (2S), os Piratas. Nesta seção, a discussão nasce de temas tratados no Fórum: qual a ética da fotografia atual? Além de falar de autoria e originalidade, também está em jogo o quanto é válido interferir em uma imagem com o uso das tecnologias digitais.
Por fim, no primeiro subsolo (1S), os Tesouros. Aí estão focadas as questões de apresentação, divulgação e distribuição do trabalho fotográfico. De acordo com o curador, "com as novas técnicas de impressão, de custo reduzido, um livro de tiragem baixa se tornou uma forma de divulgação adequada à produção fotográfica. O artista opera entre conceitos de arte para criar o seu tesouro".

ARTISTAS

Alfredo Sarabia Fajardo, Amilcar Packer, Cris Bierrenbach, Daniel Miope, Daniel Santiago, Denise Gadelha, Galeria Experiência, Giselle Beiguelman, Guab, Iván Candeo, João Castilho, Julian Higuerey Núñez, Lucia Mindlin Loeb, Luis Molina-Pantin, Luiz Hernández Mellizo, Luz María Bedoya, Marcelo Pedroso, Martín Bonadeo, Nicolás Consuegra, Ricardo Yui, Rodrigo Braga e Santiago Chapeu.


CURADORES
Eduardo Brandão e Cia de Foto


Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros

De quinta 21 outubro a domingo 19 dezembro | entrada franca
Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 - Paraíso - São Paulo SP 

[próximo à estação Brigadeiro do metrô] informações: 11 2168 1777 |

Fonte: Itau Cultural